A leitura é fundamental para entendermos a sociedade, os fatos históricos e acontecimentos recentes. Isso é um fato indiscutível. Por isso, pesquisamos e elegemos alguns títulos que nos ajudam a compreender melhor a recente intervenção, ou invasão, dos Estados Unidos na Venezuela.
Os livros vão desde relatos históricos a análises políticas, e são úteis para quem deseja se aprofundar no contexto histórico/ideológico que envolve o assunto.
Textos como os de Galeano ou Penido & Stédile são praticamente obrigatórios para aqueles que querem se aprofundar e compreender como discursos como “democracia”, “influência” e “segurança” são articulados em casos de intervenção.
-
- América Latina x Estados Unidos: Uma relação turbulenta – Joseph S. Tulchin (Contexto)
Analisa a história das relações entre os EUA e a América Latina em uma perspectiva crítica e abrangente. Embora seja uma obra voltada especialmente para cientistas políticos, historiadores, sociólogos e especialistas em Relações Internacionais, é uma boa opção para se aprofundar. - As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano (L&PM)
Publicado em 1971, esse clássico da história e economia política latino-americana explica como exploração e dominação europeia e mais tarde norte-americana, marcaram a região, fornecendo contexto histórico para compreender pressões externas sobre países como a Venezuela. - Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina – Ana Penido & Miguel Enrique Stédile (Expressão Popular)
Livro que analisa as diferentes formas de intervenção norte-americana na América Latina, incluindo as chamadas “guerras híbridas”, estratégias econômicas e diplomáticas que se refletem nos casos mais recentes, inclusive no Br - Mitos e Falácias sobre a América Latina: Do bom selvagem ao bom revolucionário – Carlos Rangel (Faro Editorial)
Obra tida como polêmica, que se tornou um guia para entender com profundidade a América Latina, suas origens e política. Escrito pelo liberal venezuelano Carlos Rangel, o livro expõe as mazelas comuns na região, que também marcam vários locais pelo mundo. - As Américas e a Civilização: o processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos – Darcy Ribeiro (Global Editora)
Darcy Ribeiro é uma referência quando o assunto é antropologia. Nesse livro, ele presenta reflexões surgidas durante o período em que esteve exilado, além de tratar de uma profunda análise dos processos histórico-culturais vividos pelos povos da América. - A Política externa norte-americana e seus teóricos – Perry Anderson (Boitempo Editorial)
Livro traz como tema central a geopolítica e as relações internacionais, lançando luz sobre os principais acontecimentos e inflexões da política externa dos EUA desde o fim da Segunda Guerra até os dias atuais. - O Método Jacarta – Vincent Bevins (Autonomia Literária)
Aborda a atuação da política externa dos EUA em golpes e intervenções ao redor do mundo, inclusive na América Latina. - O Império do Capital –Ellen Meiksins Wood (Boitempo Editorial)
Analisa como o capitalismo moderno e o poder estadunidense moldaram economias e políticas ao redor do mundo, embora não seja específico sobre Venezuela, oferece grande contexto para entender as raízes do intervencionismo.
- América Latina x Estados Unidos: Uma relação turbulenta – Joseph S. Tulchin (Contexto)