Da paixão pelo carnaval, o jornalista, professor e escritor Arnon Gomes deu vida à obra Memórias de um Quase Folião – a história do carnaval em 30 crônicas e uma entrevista com Joãosinho Trinta, o maior dos carnavalescos.
O lançamento ocorreu no ano passado, em Araçatuba (SP), município onde o autor reside, e na livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo, no início de 2026, com sessão de autógrafos. O livro está disponível no site da editora Martins Fontes Paulista e na Amazon.
No total, o livro conta com 270 páginas. A inspiração para o nome do livro surgiu de uma brincadeira entre amigos que costumam chamar Arnon de “folião” ou “carnavalesco” por causa de seu amor e ligação com o carnaval. Como ele diz que não pula carnaval nem sabe desenhar como um verdadeiro carnavalesco, considera-se um “quase folião”.
Abre-alas
A obra reúne crônicas escritas por ele e publicadas em série no jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP), entre janeiro e fevereiro de 2007, na coluna ‘Abre-alas’, que divulgava fatos sobre a história do carnaval. Dentre os temas abordados nos textos, estão personagens, sambas, antigas formas de brincar o carnaval em grupo, desfiles inesquecíveis, dentre outros assuntos que povoam o universo carnavalesco.
O livro ainda resgata uma entrevista, também feita por Arnon e publicada no mesmo veículo, com o carnavalesco Joãosinho Trinta em 2010, um ano antes do falecimento de um dos maiores nomes da história do carnaval brasileiro. “A ideia de levar esse depoimento ao livro reside na importância de Joãosinho para a festa e na certeza de que esta foi uma das últimas entrevistas dele”, diz.
Trinta foi um dos maiores nomes da história do carnaval brasileiro, sendo responsável por uma revolução na estética dos desfiles de escolas de samba e campeão oito vezes no Rio de Janeiro e autor do clássico “Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia”.
Imagens
Numa forma de “carnavalizar” a obra, o livro conta com o trabalho artístico do ator, diretor teatral e desenhista Fabiano Santos. Ele produziu uma ilustração para cada crônica. Em grande parte, são imagens históricas do carnaval retratadas em desenhos ao final de cada capítulo.
Sobre o autor
O lançamento é o 12º segundo livro escrito por Arnon Gomes desde o lançamento de sua primeira obra, “Com Véu de Alegoria”, que conta a história do carnaval em Araçatuba.
No entanto, o autor diz que seu novo título difere dos outros que já publicou, marcados por biografias. Trata-se de sua primeira coletânea de crônicas.
Além de jornalista, Arnon é professor de literatura e redação. Dentre as obras que lançou, está a biografia do jornalista José Hamilton Ribeiro: O jornalista mais premiado do Brasil – vida e obra do repórter Hamilton Ribeiro (2015). Em 2023, recebeu o prêmio Carolina Maria de Jesus por trabalho educacional voltado ao combate ao racismo.
Comprando pelo link, você ajuda o LiterAll sem pagar nada a mais por isso.